domingo, 16 de novembro de 2008

CHARGE




Diz o "Dicionário Aurélio": "Charge: representação pictórica, ou seja, uma imagem produzida utilizando técnicas de fotografia, desenho, pintura, gravura, ou outras artes visuais. Tem caráter burlesco e caricatural, pois satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público". E ainda: "Caricatura: desenho que, pelo traço, pela escolha dos detalhes, acentua ou revela certos aspectos caricatos de pessoa ou fato”.



Entendendo melhor... CHARGE é um estilo de
ilustração que tem por finalidade satirizar (criticar), por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.
A palavra CHARGE é de origem
francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco (que desperta o riso). Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.


4 comentários:

Medeia disse...

muito legal seu blog...gostei mesmo.
www.blogdomedeia.blogspot.com

Natalie L. disse...

Como é bom encontrar um blog de uma professora!
Seu post ajudou em meu trabalho!!
Obrigada!!

Anônimo disse...

e uma bosta nao meajudou em nada

Anônimo disse...

esse saite efalcificado veio do paraguai brincadera em