domingo, 5 de outubro de 2008

“Apenas alfabetizar a população, dar-lhe acesso ao código
sem dar-lhe acesso ao mundo da escrita está longe de representar
uma possibilidade de fazer de um indivíduo um cidadão.”

Foucambert

Projeto de trabalho INTERDISCIPLINAR

Relato minha experiência:

“Os gêneros textuais num ambiente discursivo”

INTRODUÇÃO
Vivemos num mundo altamente mediado onde a diversidade de modos comunicativos (linguagem, imagens, sons, música, texturas e gestos) é parte de nossas práticas diárias. A linguagem é somente um desses modos comunicativos. Com os novos avanços tecnológicos, novos gêneros discursivos surgem quase diariamente.
Construir conhecimentos, compreender a leitura e produzir textos, requer o desenvolvimento das habilidades e a construção da sua competência na comunicação.
A comunicação é uma questão importante que se apresenta como ponto decisivo de sobrevivência. Entende-se que é indispensável conhecer as idéias, desejos, projetos e sentimentos das outras pessoas para impor e transmitir a habilidade e capacidade crítica sobre as informações que nos chegam diariamente. Para tanto, precisa-se ter uma base sólida, crítica e um amplo conhecimento da linguagem dentro dos diversos contextos sociais.

DESENVOLVIMENTO
Para os PCNs, o texto e a noção de gênero textual, constitutiva do texto, precisa ser tomada como objeto de ensino em nossas escolas. Visando a diversidade de textos que ocorrem nos ambientes discursivos de nossa sociedade e que a cada dia amplia-se de acordo com os avanços culturais e tecnológicos, percebe-se necessário que a escola propicie aos alunos um “Ambiente Discursivo” escolar, acadêmico, jurídico, religioso, político, etc. É necessário que a escola assuma uma nova dinâmica para formar sujeitos ativos, participativos, reflexivos, que possam atuar como transformadores da ordem vigente, capazes de refletir sobre si e sobre o outro, sobre o dado e sobre o novo, de forma a estabelecer e contextualizar o seu espaço.
É importante o aluno perceber a importância de se conhecer a maior quantidade possível de gêneros textuais e dos tipos de textos existentes. Esse contato irá proporcionar reflexões, discussões, aprendizados e uma utilização mais ativa e adequada do mundo da escrita, não só no contexto escolar, mas em todos os contextos sócio-histórico-culturais.
Partindo desses novos conhecimentos, é possível intensificarmos o desenvolvimento da leitura discursiva e da escrita correta, pois associar à noção de gêneros textuais e de diferentes tipos de discursos ao trabalho com produção de textos pode contribuir para desenvolver nos alunos o que chamamos de competência discursiva; ou seja, uma capacidade de interagir verbalmente, demonstrar o entendimento dos conceitos adquiridos e ainda associar aos conceitos da sociedade em que está inserido. O significado de letramento deve incorporar não somente habilidades e competências referentes a aspectos lingüísticos, mas também significações variadas, aliadas às novas tecnologias da informação e comunicação.
Para dar início a esse desenvolvimento e essa construção, nossa proposta é desenvolver um trabalho com os gêneros textuais. Nesse trabalho o aprendizado da linguagem humana será visto como desenvolvimento da competência no uso de um número crescente de gêneros textuais.
É preciso conhecer os vários tipos de gêneros textuais, mas iniciaremos o trabalho com uma pesquisa. Inicialmente com a pesquisa de alguns desses textos que será ampliada no decorrer do desenvolvimento do trabalho.
É importante ainda fazer-se uma distinção entre gêneros textuais e tipos textuais.
O primeiro é usado para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição, ou seja, aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Cada tipo textual possui pistas lingüístico-discursivas características e as seqüências lingüísticas são norteadoras.
Já a expressão gênero textual refere-se a textos materializados, encontrados em nossa vida diária e que representam características sócio-comunicativas definidas por seus conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição próprios.
Enquanto os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros, devido à enorme diversidade das atividades enunciativo-discursivas das esferas sociais, ou seja, domínios discursivos. Esses domínios não são textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursos bem específicos. Assim, falamos em discurso religioso, discurso jurídico, discurso jornalístico. As atividades sociais é que dão origem a vários deles, constituindo práticas discursivas dentro das quais podemos identificar um conjunto de gêneros textuais. Os domínios discursivos são as grandes esferas da atividade humana em que os textos circulam.
Para aprender a escrever um gênero determinado de texto é necessário que os alunos sejam postos em contato com um corpus textual desse mesmo gênero, que lhes sirva de referência em situações de comunicação bem definidas e reais.
É função do professor, fornecer ao aluno condições adequadas de elaboração, permitindo-lhe empenhar-se na realização consciente de um trabalho lingüístico que realmente tenha sentido, e isso só é conseguido à medida que a proposição de produção textual seja bem clara e definida, apresentando-se as “coordenadas” do contexto de produção. É necessário que o aprendiz possa sentir que realmente está produzindo para um leitor (que não deve ser apenas o professor), eliminando a exclusividade das situações artificiais de produção textual tão presentes no cotidiano da escola.

OBJETIVOS:

* Promover a construção de conhecimentos voltados para a formação de um indivíduo capaz de estabelecer relações de interação e de transformação com a comunidade em que vive.

* Trabalhar a diversidade de textos em situações concretas e reais de comunicação.

* Permitir aos alunos a aquisição, transmissão e recriação de formas de conhecimento, estabelecendo relações sociais, construindo e se defrontando com diversidade cultural do mundo em que vive.

* Contribuir para o desenvolvimento de uma consciência mais apurada dos alunos, sobre o papel da linguagem na sociedade e sobre a importância da formação de leitores e escritores críticos.

* Permitir e mediar para que o aluno perceba que, além da organização textual, é necessário também que ele reflita sobre os conteúdos propostos, argumentando com seu próprio conhecimento e experiência de vida.

* Saber a função dos gêneros textuais, identificá-los no cotidiano e argumentar a partir deles ampliando o universo da produção escrita.

* Promover reflexões e discussões sobre o processo ensino-aprendizagem através dos gêneros textuais trabalhados.


ATIVIDADES SUGERIDAS:

Montagem uma CAIXA LITERÁRIA – cada aluno terá a sua caixa.
Gêneros pesquisados: Uma CARTA ou BILHETE, uma MÚSICA, uma POESIA, um ACRÓSTICO, uma RECEITA, uma BULA DE REMÉDIO, uma CHARGE, uma REPORTAGEM, um FOLDER, um EDITAL DE CONCURSOS e um CONTO.
Como montar a CAIXA LITERÁRIA:


# Uma pesquisa dos textos citados;
# Cada texto encontrado deverá ser colocado em uma sacola transparente, pregando com durex sobre a sacola o nome do texto que será guardado;
# Arranje uma caixa de camisa, encape, identifique-a com nome e coloque as sacolas com os textos dentro.


Trabalharemos com a caixa durante todo ano, sempre atualizando novos gêneros e novos textos.
Atividades práticas de leitura dos gêneros discursivos, iniciando com reportagem, carta, bilhete, música, poesia, acróstico, receita, bula de remédio, charge, folder, edital de concursos e contos, visando o trabalho pedagógico para a formação de um leitor mais proficiente e crítico.
A leitura e a análise dos textos em sala de aula abordarão os seguintes aspectos: circulação, domínio discursivo e gênero textual (conteúdo temático, estrutura composicional e estilo). Durante o estudo e a análise de cada gênero, o professor faz com que o aluno perceba a função de recursos lingüístico-discursivos que traduzem as intenções do autor e situam o texto em determinado tipo: relato, narração, descrição e outros tipos textuais possíveis de serem criados.
Antes de se fazer a proposta concreta de produção de texto, colocar o aluno em contato com o corpo textual de cada gênero a ser solicitado, o qual lhe servirá de referência. Após o estudo detalhado de cada gênero, fazer as propostas de produção de texto.Pensar um intervalo entre uma proposta e outra, a fim que todas as etapas do processo de produção sejam cumpridas, ou seja, garantir o desenvolvimento de todas as atividades mentais de planejamento, execução e revisão necessárias à produção de um texto.